Sapiens: uma breve história da humanidade

37241c3a-b768-4f9f-965a-268b8db505ff-1640-0000033cef2ff6eb

A algum tempo atrás, principalmente antes da faculdade, eu tinha o costume de ler muito. Inspirado muito pela minha mãe, que é viciada em livros, li muitos livros como clássicos da Agatha Christie, Sidney Sheldon e outros. Infelizmente, no decorrer do curso de química com toneladas de trabalhos para fazer, infinitas horas de aula para assistir e algumas festas para comparecer, esse hábito tornou-se cada vez mais raro. Recentemente estou conseguindo reviver esse hábito.

Sou fã do nerdologia (https://www.youtube.com/user/nerdologia) e admiro muito o trabalho que o Atila faz. Algo que chama muita atenção é a quantidade de livros diferentes que ele apresenta em cada um dos seus vídeos. No blog Rainha Vermelha (http://scienceblogs.com.br/rainha/2015/12/os-10-melhores-livros-que-li-em-2015/) ele indica anualmente os 10 melhores livros que leu no período. Indicado como o melhor de 2015 encontrei o livro do Yuval Noah Harari, Sapiens: uma breve história da humanidade.

Harari é um historiador israelense que estuda principalmente a jornada da espécie humana. Sua linha de estudo estende desde o relacionamento entre os humanos, animais, e como isso se estende biologicamente, socialmente e culturalmente. Sapiens não é o primeiro livro do autor, mas foi o livro que gerou um enorme interesse tanto dentro da comunidade acadêmica como do público geral. A primeira edição do sapiens foi publicada em 2011 apenas em hebraico e foi traduzida para o inglês e outras 30 línguas em 2014 tornando-se um best-seller mundial.

Mas afinal, do que se trata esse livro?

Em Sapiens, Harari discorre sobre, como o próprio título diz, a história da humanidade. Até aí não temos nenhuma novidade, diversos outros livros fazem a mesma coisa. O diferencial é como ele faz isso e as relações que surgem com seus argumentos. Harari utiliza uma linguagem bem gostosa e muito amigável misturando história, ciência e tecnologia. O livro é dividido em quatro partes de acordo com quatro grandes revoluções que a humanidade presenciou: cognitiva, agricultural, industrial e científica. Em cada um ele argumenta os prós, os contras e o que isso significou para a humanidade.

Esse é um livro para praticamente todos os públicos e recomendo, principalmente, para aqueles que gostam de ciência e tem interesse de saber como foi o caminho que traçamos para chegar até os dias de hoje.

O meu contato com o livro foi através do audiolivro em inglês. A narração é em inglês britânico narrada por Derek Perkins. Recomendo muito essa forma para aqueles que estão estudando inglês.

Só mais uma dica: proteja seu livro contra respingos… pois seu cérebro vai explodir várias vezes durante a leitura!

Abraços a todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s